Para um rocambole com geleia o ideal é fazer uma génoise (tipo de pão de ló) e depois recheá-la com a geleia de sua preferência: morango, goiaba, pêssego, framboesa, amora, laranja, enfim sua geleia referida. Você sabia que na Europa o nosso doce de leite é chamado de geleia de leite? Então você pode incluí-lo nesta relação e não estará comete,do nenhum crime…

INGREDIENTES

DETALHES

Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 15min.
Tempo de cozimento: 20min.

PREPARAÇÃO:

ETAPA 1

Preaquecer o forno a 180°.

Bater as claras em neve bem firmes com o sal. Acrescentar as gemas e bater bem. Colocar o açúcar aos poucos, batendo sempre. Colocar a farinha também aos poucos, continuando a bater. Colocar por último a água no canto da tigela e o fermento na água. Quando o fermento ferver, misturar levemente à massa.

ETAPA 2

Colocar em tabuleiro untado com manteiga e enfarinhado e levar a assar por cerca de 20 minutos (fazer o teste do palito).

ETAPA 3

Retirar do forno e cortar as beiradas.

Desenformar, ainda morno, sobre pano úmido e polvilhado com açúcar. Enrolar a partir do lado mais estreito e deixar acabar de esfriar.

ETAPA 4

Desenrolar, espalhar o recheio e colocar sobre o prato de apresentação. Polvilhar com açúcar. Com auxílio de um espeto de churrasco, aquecido no fogo, fazer estrias sobre o açúcar formando grades de açúcar queimado como decoração.

Esta receita é uma receita de família e me foi passada pela minha mãe e ainda me lembro dela queimando o açúcar e o delicioso cheiro de caramelo que se espalhava pela casa.